Ela!! bonita, charmosa GOSTOOOOSA |
Couve tronchudo |
Arroz |
O cardápio completo
500 ml de azeite
1 kg de bacalhau dessalgado *
1 pacote de batatinhas redondas
1 pacote de cebolinhas
3 cenouras medias cortadas em rodelas [tamanho aprox. das cebolinhas e batatinhas]
4 tomates grandes firmes e maduros
1 cx de ovos de codorna
2/3 maços de couve tronchuda, lavada, rasgada sem caule
3 dentes de alho
1 vidro de azeitona verdes sem caroço
6 folhas de louro
1/2 maço de cheiro verde
200 g de bacon em cubinhos (a gosto)
Colocar o bacalhau numa pirex alta e cobrir de azeite, deixe-o ali enquanto descasca e corta todos os ingredientes. Cozinhe os ovos de codorna [a partir da fervura +/- 8 minutos] descascar cuidadosamente e reservar.
Descascar as batatinhas, as cebolinhas, limpar e cortar a cenoura, colocar na assadeira que irá ao forno, polvilhe com sal, pimenta do reino ralada na hora o louro, as azeitonas e a salsa somente as folhas sem cortar e sem os caules, regue com azeite, misture bem tudo e reserve.
Lave, desfolhe e rasgue o couve, numa frigideira coloque azeite, alho estourado**, e o bacon, tudo em fogo baixo deixe murchar, junte um tomate cortado em cubinhos, deixe refogar, junte o couve e deixe cozinhar em fogo branco, se usar o bacon não será necessário salgar.
Mexa os legumes, coloque sobre eles o bacalhau , regue com azeite e cubra com alumínio, parte brilhante no alimento, coloque no forno pré-aquecido, 180º por aproximadamente 40 minutos, abra junte os ovos de codorna, cubra com uma camada de tomates fatiados, cubra com o aluminio e leve ao forno novamente por mais uns 20 minutos, destampe cubra toda a assadeira com o couve e volte ao forno por mais uns 10 minutos, se preferir sirva o couve a parte, acompanha um bom arroz feito no azeite e alho.
*Esta vez comprei um bacalhau dessalgado e fiquei muito satisfeita, é um pouco mais caro mas vale a pena
.
**Alho estourado: corte o fundinho do alho, coloque dentro de um saquinho plástico e com a mão ou martelo de carne de 1 ou 2 golpes para que o alho estoure, não é necessário tirar a casca.
Tenho usado este método que vi uma francesa dando uma receita e achei ótimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário